04/02/2019 às 10:26, Atualizado em 04/02/2019 às 09:44

Nutricionista da Secretaria de Saúde fala sobre passos para uma alimentação saudável

Confira alguns passos/orientações que a Drª Nábili Mariá* recomenda para uma alimentação saudável:

1° Prefira os alimentos in natura ou minimamente processados como a base da alimentação, principalmente os regionais ou da estação.

2° Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.

3° Diminua o consumo de alimentos processados. Eles devem ser utilizados apenas como parte ou acompanhamento de preparações culinárias com base em alimentos in natura.

4° evite o consumo de alimentos ultra processados.

5° procure comer nos mesmos horários e com atenção em ambientes confortáveis e tranquilos e sempre que possível, com companhia.

6° faça compras em mercados, feiras livres e feiras de produtores e outros locais que ofertem variedades de alimentos in natura.

7° se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvelas e partilha- las, mas se você não tem, procure adquiri las conversando com pessoas que sabem cozinhar.

8° organize o tempo para dar a alimentação e o espaço que ela merece.

9° quando estiver fora de casa prefira locais que sirvam refeições feitas na hora, como restaurantes de comida a quilo, pratos feitos, evitando fastfood.

10° analise com critica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais e redes sociais, pois a função da publicidade é a aumentar a venda de produtos.

* Nábili Mariá é Nutricionista e Coach em Emagrecimento Consciente. Membra da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Anaurilândia.