20/06/2019 às 18:55, Atualizado em 20/06/2019 às 19:11

Programa Cidade Empreendedora será lançado dia 04 em Anaurilândia

Com o objetivo de incentivar ações que transformem a economia local, propiciando o desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Anaurilândia buscou a implantação do programa Cidade Empreendedora do Sebrae. O lançamento do Programa aberto para toda a população está previsto para 04 de julho, às 20h (Brasília), no plenário da Câmara Municipal (Av. Brasília, n. 1161).

O lançamento conta ainda com a palestra “A comunidade na Promoção do Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo ex-prefeito de Crissiumal/RS, Walter Heck, que vai debater sobre propostas de desenvolvimento, tendo como base e inspiração as políticas usadas durante a gestão em sua pequena cidade, quando recebeu o prêmio de gestor público.

O Cidade Empreendedora é um programa desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de promover o desenvolvimento local, por meio de um trabalho conjunto com prefeituras municipais para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia para o crescimento.

O programa está dividido em oito eixos que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

“Incluir o empreendedorismo na pauta e nos serviços oferecidos à população, e investir para que novos empreendimentos surjam significa economia para os cofres públicos. Além disso, comprar de empresas locais e da agricultura familiar promove ganho de qualidade de vida e geração de renda”, destaca Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS.

Entre as ações que beneficiem os pequenos negócios estão a inclusão de microempreendedores individuais, micros e pequenas empresas na cadeia produtiva que move a economia local (os preparando, por exemplo, para fornecer produtos e serviços ao município na região).

Segundo Edinho Takazono, Prefeito de Anaurilândia, o município aderiu à iniciativa com foco principal de promover o desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda, movimentar a economia local e garantir crescimento equilibrado e sustentável. “Por essa razão aderimos ao Programa Cidade Empreendedora, sobretudo, por acreditar que o Sebrae/MS como uma instituição parceira e de credibilidade que pode nos ajudar a preparar o nosso município para o futuro, transformando-o em lugar de oportunidade para todos”, pontuou.